16 Janeiro, 2017

História

O Centro Social e Polivalente de Freguesia de Murtede foi registada a 13 de Junho de 1991, enquanto IPSS, tem a sua sede na Rua do Calvário,nº38, no lugar e Freguesia de Murtede, Concelho de Cantanhede, distrito de Coimbra e o seu âmbito de ação é Nacional.

De cariz Associativo esta Instituição foi inaugurada a 1 de Agosto de 1995, com as Respostas sociais: Creche, Jardim-de-infância e ATL, Centro de Dia e Apoio Domiciliário.

 Inserida numa Freguesia com uma zona industrial em franca expansão, as Respostas Socias na área da infância vieram trazer aos pais as soluções que estes necessitavam para colmatar as lacunas existentes no Apoio familiar, tanto para os pais da freguesia de Murtede, bem como das Freguesias limítrofes.

Na área da terceira idade, rapidamente se verificou que as Respostas Sociais de Centro de Dia e Apoio Domiciliário, eram insuficientes para dar resposta às necessidades da Freguesia, começando desta forma a delinear-se o Projeto de uma Zona Residencial.

Esta veio a ser inaugurada a 1999 com 25 camas, e ampliada em 2005 para mais 22 camas, acompanhando desta forma as necessidades da população.

Ao longo desta caminhada foram muitos os parceiros sociais, que nos acompanham até hoje, nomeadamente; CDSSCoimbra, Câmara Municipal, Junta de Freguesia, IEFP, e Associações locais.

Resta referir que toda esta obra foi criada e dinamizada por iniciativa de um conjunto de sócios beneméritos que de forma voluntária apoiaram esta causa em prol da Solidariedade social.